Mafer Bandola

Maria Fernanda Gonzalez é uma multi-instrumentista e jornalista de Barquisimeto, Venezuela. Após anos de estudo do cuatro (instrumento tradicional venezuelano), bandolim e violino, Maria decidiu assumir a bandola llanera, um obscuro instrumento venezuelano pouco executado por mulheres. Suas performances virtuosísticas na bandola llanera a fizeram ganhar prestigiados festivais, incluindo Festival de Música Llanera El Silbón (Venezuela), o festival Girara de Oro (Colômbia), a 32ª Oficina de Música Curitiba (Brasil), o Festival Internacional de Jazz de Barquisimeto (Venezuela) e Folklorico Festivais de Verão (Portugal e Espanha). Atualmente ministra workshops sobre a bandola llanera e está trabalhando na elaboração de um novo método de ensino universal para o instrumento.

Além do seu desempenho como instrumentista, seu envolvimento com a educação musical e a divulgação da bandola llanera, ela busca promover a integração das mulheres no campo da interpretação da música tradicional venezuelana, uma vez que elas são extremamente sub-representadas nessa área.

 


Lara Klaus

Lara Klaus é multiinstrumentista, cantora, compositora, educadora e musicoterapeuta. Dedicada especialmente ao estudo e ensino de instrumentos de percussão do nordeste do Brasil, Lara fez parte de diversos grupos e tocou com renomados artistas brasileiros, dentre eles Elba Ramalho, Roberto Menescal, Emílio Santiago e Moraes Moreira. Participou de importantes festivais de música no mundo ao lado de artistas brasileiros, como Montreux Jazz Festival (Suíça) e regularmente realiza shows e ministra workshops de percussão e música do nordeste brasileiro, dentro e fora do Brasil. Também como educadora, participa da ONG Integrarte, onde trabalha com músicos com síndrome de Down, tendo sido, por vários anos, diretora musical do grupo de percussão Maracaarte. Em Março de 2018 Lara lançou seu disco solo de estreia, intitulado “Força do Gesto”, com produção musical de Tomaz Alves e da própria Lara.


Daniela serna

Daniela Serna é compositora, percussionista, educadora e artista sonora de Bogotá, Colômbia. Como musicista e educadora, ela trabalha com estilos tradicionais caribenhos colombianos, em ritmos como cumbia, porro, fandango e currulao, bem como rock e pop, tendo viajado por países como Brasil, México, Uruguai e Argentina. Ela é fundadora do grupo La Perla, uma banda folk caribenha formada apenas por mulheres, recém ganhador do XXXI Festival de Gaita Larga Francisco Llirene em Ovejas, Sucre. Em 2014 apresentou "Bullerengue Covers", uma instalação em que explora a sonoridade do tambor alegre (tambor de mão) e do espaço ao redor. Em 2012, Daniela venceu o concurso da Señal Radio Colombia para tocar com a lendária cantora folk Petrona Martínez.